Mundo Notícias

Donald Trump é eleito novo presidente dos Estados Unidos

usa-election-trump_mike_segar_reuters-2

Acompanhada sob clima de tensão como poucas eleições na história dos EUA, a apuração indicou, às 5h30min desta quarta-feira, que, ao conquistar pelo menos 277 delegados no colégio eleitoral, o bilionário Donald Trump, 70 anos, foi eleito o 45º presidente americano. Oito anos depois da era Barack Obama, a maior potência militar do planeta volta para as mãos dos republicanos. As projeções também indicavam que os republicanos manteriam o controle do Senado e da Câmara dos Deputados.

Em sua primeira mensagem como presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump disse que será o presidente “de todos os americanos”, e se comprometeu a tratar com justiça todos os países. Cercado por seus familiares, o novo presidente americano disse que sua adversária, Hillary Clinton, o telefonou para felicitá-lo por sua vitória e disse que os Estados Unidos têm uma “dívida de gratidão” com ela. Trump não é um republicano tradicional. Pelo contrário, fez campanha apresentando-se como um outsider, um não político — a rejeição de velhos caciques do partido até pode ter ajudado. E essa descrença dos americanos na política tradicional reverberou como música nos ouvidos dos eleitores indecisos, especialmente a classe média.

Além disso, o mega bilionário do ramo imobiliário abusou do seu estilo “show-man” para tentar conquistar os americanos. A vitória de Trump começou a se desenhar há duas semanas, quando o FBI voltou a questionar o uso por Hillary de um servidor privado para troca de e-mails sigilosos à época em que era secretária de Estado de Barack Obama. O órgão acabou liberando a ex-senadora de nova investigação mas o estrago já estava feito. E se mostrou muito tarde para recuperação

Com informações do site ClickRBS.

Publicidade

Mais Catalão

Mais Assuntos

Publicidade